Cirurgia para mamilo invertido: entenda como funciona

Você sabe o que é a cirurgia para mamilo invertido? Confira como funciona este procedimento e quais as indicações para esta operação!

A cirurgia para mamilo invertido é uma técnica permanente e efetiva para essa condição que afeta cerca de 2% a 10% das mulheres no mundo. E, embora esse problema não afete a saúde física, algumas mulheres se sentem incomodadas com a questão.

Basicamente, esta condição se refere a um ou aos dois mamilos retraídos para dentro da mama, o que pode dificultar a amamentação, a sexualidade, a autoestima e o bem-estar das mulheres.

Algumas mulheres já nascem com este tipo de mamilo, enquanto outras desenvolvem durante algum momento na vida. Mas, a boa notícia é que existe solução. Neste conteúdo, entenda como funciona a cirurgia para mamilo invertido. Acompanhe!

A recuperação da cirurgia para mamilo invertido

Uma das maiores dúvidas em relação à cirurgia para mamilo invertido se refere ao tempo de recuperação da cirurgia plástica. O procedimento ocorre com anestesia local ou com sedação e, quando não há irregularidades, a paciente pode retornar para a casa no mesmo dia.

No entanto, para evitar complicações e ter uma recuperação mais rápida e confortável, existem algumas recomendações, como:

  • Repouso;
  • Alimentação saudável;
  • Uso de modelador;
  • Evitar sutiã ou pressão no local por 6 semanas;
  • Realizar drenagem linfática para eliminar inchaços e possíveis hematomas.

Além disso, os curativos precisam ser trocados conforme prescrição médica. Durante o primeiro mês, o paciente poderá sentir mais sensibilidade no local, mas tudo voltará ao normal gradualmente. 

Para controlar a dor durante o pós-cirúrgico, o paciente deverá tomar os medicamentos analgésicos conforme orientação médica. Em relação à amamentação, ela poderá ser mantida em alguns casos. Inclusive, a condição do mamilo invertido dificulta o fluxo do leite. 

Entretanto, a paciente não poderá dirigir nem fazer exercícios físicos durante o primeiro mês de recuperação da cirurgia. Além disso, deverá evitar a exposição solar. 

Como é a cicatrização deste procedimento?

Após a cirurgia para mamilo invertido, a paciente terá um mamilo protuberante, sobressaído em relação à aréola, ao ser estimulado ou por conta de baixas temperaturas. Em geral, não há impedimento para a amamentação.

Já a cicatriz, com a técnica adequada, tende a ser bem discreta no resultado final, já que ela se encontra bem na região da aréola. Vale ressaltar que o procedimento pode ser associado a outras cirurgias como mamoplastia e prótese de mama.

Há alguns hábitos que influenciam na cicatrização, como uma alimentação adequada, a ingestão de muitos líquidos e o uso de hidrantes antes da cirurgia, contribuindo para aumentar a elasticidade da pele.

Indicações para a cirurgia

Normalmente, a inversão de mamilos ocorre mais nas mulheres, mas também pode acontecer com os homens. Por conta do bico ficar para dentro, a principal queixa é a estética. 

Assim, algumas mulheres se sentem constrangidas com a inversão do mamilo, porque se sentem diferente anatomicamente das demais, refletindo até mesmo em sua sexualidade. Além da estética, o temor de não conseguir amamentar é outra preocupação. 

Essa condição apresenta três classificações. Veja quais são a seguir:

  • Grau I: quando o mamilo se torna visível com manipulação ou mais raramente sem o toque e se mantém normal após a exteriorização;
  • Grau II: quando o mamilo só aparece durante a manipulação e depois se retrai;
  • Grau III: quando o mamilo fica sempre invertido, ou seja, jamais aparece.

Na maioria dos casos, a classificação se dá com o grau I ou II e prejudica a amamentação, mas ainda é possível realizá-la. Contudo, no último grau, há muita dor e lesões durante a sucção, impedindo a amamentação. 

Como funciona a cirurgia para mamilo invertido

Existem várias técnicas para o tratamento desta condição, como massagens e o uso de conchas plásticas. Contudo, para a correção efetiva do problema, há a cirurgia para mamilo invertido.

Neste procedimento, busca-se preservar os ductos galactóforos durante o corte na aréola, rompendo a fibrose que segura o mamilo para dentro, deixando o bico do peito protuberante. 

Há, ainda, a possibilidade de associação com outras técnicas, como a implementação da prótese mamária, por meio da mesma incisão, ou outros procedimentos como a mamoplastia híbrida, por exemplo. 

Todo o procedimento dura em torno de 20 a 40 minutos, dependendo se o caso for uni ou bilateral e, quando há pontos, a retirada ocorre após sete dias.

Por que o mamilo fica invertido?

Os mamilos invertidos podem aparecer desde o nascimento do indivíduo, chamado de inversão congênita. No entanto, a condição pode ocorrer mais tarde, caracterizando a inversão adquirida.

Neste caso, o mamilo invertido pode ser consequência de um problema médico subjacente, como inflamação do tecido mamário, ou ainda:

  • Mastite; 
  • Abscesso sob aréola;
  • Complicações da cirurgia de mama;
  • Ectasia ductal (uma dilatação anormal de um ducto mamário);
  • Câncer de mama.

Todavia, as pessoas precisam consultar um especialista quando apresentarem o mamilo invertido para descobrir a causa do problema. 

Resultados da cirurgia para mamilo invertido

Apesar do mamilo invertido se tratar de um problema estético, existem alguns problemas funcionais como o caso da amamentação. Além disso, essa condição pode beneficiar a entrada de germes e bactérias, propiciando o surgimento de infecções frequentes. 

Neste contexto, algumas mulheres demoram anos a pedir ajuda, descobrindo a situação apenas durante a gravidez, por conta de perceberem que, conforme o grau da inversão, não conseguirão amamentar o bebê. 

Contudo, nem sempre a cirurgia consegue preservar os ductos lactíferos. Isso quer dizer que depende do grau e da técnica utilizada e apenas o cirurgião poderá confirmar se a amamentação poderá ocorrer.

Por isso, busque um cirurgião experiente para garantir o melhor resultado possível. Além disso, lembre-se que o procedimento só pode ocorrer em um hospital, com estrutura e segurança adequada para a operação. 

Então, se você está pronta para conquistar os seios perfeitos e reverter os mamilos, fale conosco. Temos profissionais qualificados e prontos para atender suas necessidades. Esclareça suas dúvidas, sem compromissos e sinta-se segura para dar este passo.

Av. Dr. Mário Guimarães nº 428 Le Monde Office - Sala 416
Centro - Nova Iguaçu - RJ
Whats: 21 99955-4787
Telefone: 21 2668-6164

Av. das Américas nº 3500 Le Monde Office - Ed. Hong Kong, 3000 – Sala 627
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Whats: 21 99955-4787