Pretende fazer abdominoplastia e engravidar? Não sabe qual escolher? Entenda a relação dessas duas coisas.
Ao contrário do que muitos entendem, abdominoplastia é um procedimento que não necessariamente visa o emagrecimento, apesar de haver redução do volume abdominal.
Na verdade, o processo consiste em uma cirurgia que principalmente retira a flacidez da barriga, feita por quem está insatisfeito com a famosa e incômoda pochete ou a pele sobrando nessa região.
Sobre a técnica utilizada, depende do nível de flacidez, quantidade de gordura e altura do umbigo. Neste post, vamos falar de uma das principais dúvidas sobre esse procedimento:
Quem o fez, pode engravidar? Quais os riscos? Perde os resultados?
Sim, não há problema em engravidar após uma abdominoplastia. E essa é uma boa notícia! Afinal, nós sabemos que a gravidez inesperada é real, e também que a mudança nos nossos desejos.
Por exemplo, hoje, ter um bebê pode não estar nos seus planos, mas daqui cinco anos, será que podemos afirmar que ainda será assim? Nunca se sabe! Quem aí não olhou para trás e viu suas metas mudarem completamente?
Porém, imagine o seguinte:
Você queria muito mudar de emprego e conseguiu a vaga dos sonhos. É claro que ficará feliz e até vai ganhar mais, só que isso também implica morar mais longe do trabalho e se despedir de colegas que gostava.
O que queremos dizer com o exemplo acima? É que assim como qualquer mudança, há consequências que às vezes não são tão agradáveis a nós.
No caso da abdominoplastia, apesar de possível após uma gravidez, ela pode prejudicar seus resultados.
Isso porque, os músculos abdominais amarrados durante o procedimento, vão ceder à medida que o útero aumenta.
Como nossa pele não é um elástico que volta totalmente ao normal quando estica e solta, após o parto, é impossível ter a mesma barriga de antes.
Portanto, ter passado por uma cirurgia de redução de estômago, gordura, abdômen trincado ou o que for, não isenta a mulher do ganho de peso, flacidez, estria e outras possíveis consequências da gestação.
Apesar do que falamos acima, nem tudo está perdido. Ter um filho é o sonho de muita gente, assim como ter um corpo mais magro, definido e escultural.
E você invés de escolher apenas um, pois uma coisa não exclui a outra, mas para que elas vivam em harmonia, alguns cuidados são necessários. Nem tudo é perfeito, concorda?
Por isso, é preciso:
Não tem jeito, não existe falar de emagrecimento sem falar de alimentação saudável.
Nesse caso, dá para aproveitar que é uma nova fase da vida e começar a se alimentar melhor não apenas pela estética, mas para dar o bom exemplo ao filho e também para não prejudicar a amamentação, por exemplo.
Já durante a gravidez, o incentivo é proporcionar uma gestação segura e um “forninho” saudável para o baby que está por vir. A alimentação pode interferir na formação dele!
É um fato que a gravidez prejudica a mobilidade, mas não se mexer prejudica ainda mais!
Com o auxílio de um profissional, praticar atividades físicas vai além da diminuição do ganho de peso, mas também aumenta a disposição e diminui as dores articulares.
No pós-parto, apesar da rotina tornar-se muito puxada, os exercícios liberam hormônios do bem-estar, prazer e felicidade. Sendo assim, o estresse, cansaço, falta de disposição, e outras emoções e o mix de sentimentos dessa fase são amenizados.
Beber água é uma das maneiras mais eficientes de eliminar e evitar celulite e estrias, algo comum de aparecer ganho de peso, inclusive na gravidez.
Além disso, para diminuir a flacidez após a abdominoplastia + gravidez, manter a pele hidratada é muito importante.
Por isso, recomenda-se manter uma rotina de hidratação após o banho, principalmente com cremes firmadores e específicos para essa finalidade.
Um ano é o período mais seguro, pois a fase do pós-cirúrgico pode ser delicada. Sendo assim, tanto para não perder tanto resultado quanto para a segurança da mãe e do bebê, esperar esse tempo é fundamental.
De modo geral, não há riscos, mas o acompanhamento médico é sempre importante, em qualquer gestação. Mas nesse caso, é importante que fale com o obstetra sobre a abdominoplastia.
Isso porque, em casos específicos, o acompanhamento e os cuidados devem ser maiores, como quando as ligaduras da cirurgia foram muito intensas e o bebê tem um crescimento maior do que o esperado.
Não tem como prever quanto tempo a barriga volta a ser como era antes. Na verdade, sem os devidos cuidados que citamos nos tópicos anteriores, isso nem ao menos é uma certeza.
Portanto, tudo depende dos esforços após a gestação e a dedicação da pessoa. O conjunto alimentação + exercícios + hidratação interna e externa é indispensável!
Além disso, procedimentos estéticos como a drenagem linfática e a massagem modeladora também ajudam a acelerar o processo.
Mais uma vez, vemos que a hidratação da pele é fundamental!
Não! Apesar de ser tentador já sair do parto com tudo em cima, isso não é possível. Assim como já falamos por aqui, o mais seguro é esperar 1 ano para realizar outra cirurgia.
E mesmo quem ainda não realizou o procedimento, o corpo não está apto para isso, pois os tecidos estão inflamados e resultados inesperados como assimetrias e problemas na cicatrização poderiam ocorrer.
Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a abdominoplastia antes da gravidez.
Porém, caso queira saber se ela realmente vale a pena, leia alguns dos depoimentos dos nossos pacientes. Depois, entre em contato conosco!
Av. Dr. Mário Guimarães nº 428 Le Monde Office - Sala 416
Centro - Nova Iguaçu - RJWhats: 21 99955-4787Telefone: 21 2668-6164
Av. das Américas nº 3500 Le Monde Office - Ed. Hong Kong, 3000 – Sala 627
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJWhats: 21 99955-4787