5 cuidados da mamoplastia com recuperação em 24 horas

Saiba o que é este tipo de cirurgia de recuperação em 24h e conheça 5 cuidados com a mamoplastia que você precisa ter!

Na mamoplastia com recuperação em 24h, a paciente pode levantar os braços no mesmo dia do procedimento, lavar o cabelo no dia seguinte e dirigir seu carro em até 2 dias. Mesmo assim, ainda existem alguns cuidados com a mamoplastia deste tipo.

Com esse pós-operatório diferente e mais rápido, muitas mulheres já realizam o desejo de fazer a cirurgia. Além de diminuir o tempo de repouso, há menos dor neste tipo de operação. 

Apesar disso, ainda se trata de uma cirurgia e como todas, ela exige cautela. Conheça, neste conteúdo, quais são os cuidados com a mamoplastia de recuperação em 24h. Acompanhe!

O que é a mamoplastia com recuperação em 24h?

A mamoplastia com recuperação em 24h surgiu por meio de um novo método desenvolvido pelo Dr John B. Tebbetts, médico-cirurgião do Texas, reconhecido como um dos expoentes da cirurgia plástica mundial. 

Na prática, a técnica, conhecida também como mamoplastia com R24R, reúne várias modificações que permitem um pós-operatório mais rápido e tranquilo. Veja algumas alterações feitas pelo Dr Tebbetts:

  • Educação pré-operatória, ou seja, explicação da técnica e escolha do implante adequado;
  • Técnica anestésica alterada, visando um rápido despertar para realizar os exercícios;
  • Medicamentos durante o pós-operatório imediato e tardio;
  • Técnica modificada durante a operação que causa menos sangramento e dor;
  • Equipe multidisciplinar que conduz os exercícios no hospital para otimizar a recuperação.

Deste modo, a mamoplastia ganhou um novo conceito, possibilitando uma recuperação muito mais rápida e menos dolorosa comparada às cirurgias tradicionais. 

Conheça 5 cuidados com a mamoplastia com recuperação em 24h

No procedimento tradicional de mamoplastia, a paciente precisa, em torno de 10 a 15 dias para se recuperar. Durante este tempo, ela não pode levantar os braços, nem pegar peso, dirigir ou voltar ao trabalho. 

Contudo, isso não ocorre na mamoplastia com recuperação em 24h. Neste caso, a paciente já consegue levantar os braços 2h após o procedimento, realizando uma série de exercícios orientados pela equipe médica. 

No dia seguinte, a paciente já consegue colocar sua roupa sozinha e lavar o cabelo de maneira independente. Em 2 dias, já poderá dirigir e no terceiro dia, poderá voltar ao trabalho. As limitações são mínimas, mas ainda assim existem cuidados importantes, veja:

Usar o sutiã apropriado

O sutiã pós-cirúrgico é fundamental neste tipo de operação. Ele reduz o risco de sangramento por meio da compressão dos seios e ajuda a diminuir a dor, mantendo os seios no lugar e evitando a flacidez.

Vale lembrar que este sutiã difere dos tradicionais, por proporcionar uma sustentação maior. Desta forma, eles não possuem armação de metal, evitando machucar a região e feitos de materiais antialérgicos. 

Fazer drenagem linfática

A drenagem linfática ameniza o inchaço causado pelo procedimento. Apesar de não ser obrigatória, é um dos cuidados com a mamoplastia que oferece vários benefícios, como:

  • Diminui a dor;
  • Acelera a recuperação;
  • Previne formação de fibroses;
  • Elimina o excesso de líquidos e toxinas por meio da urina;
  • Proporciona mais conforto.

Apesar de tantas vantagens, a drenagem linfática não é recomendada em todos os casos. Por isso, converse com seu cirurgião antes de realizar uma sessão. Além disso, busque por profissionais experientes em cirurgia plástica para evitar o deslocamento da prótese. 

Exposição solar

O sol afeta a aparência da cicatriz, deixando-a escura e com uma estética desagradável. Por isso, evite se expor ao sol durante os primeiros 30 dias do pós-cirúrgico. E, após este período, use sempre filtro solar.

Na prática, este tempo pode ser maior ou menor, dependendo da orientação do médico responsável. Isso porque o sol pode causar equimose, manchas roxas que podem ficar permanentes na pele. 

Atenção nos exercícios

Na mamoplastia com recuperação em 24h, a paciente já poderá elevar e alongar os braços logo após acordar da anestesia. Neste mesmo dia, ela fará alguns exercícios que funcionam como uma drenagem natural, diminuindo a pressão e a dor no pós-operatório.

No entanto, para praticar atividades aeróbicas, a paciente precisa esperar por 15 dias e para os exercícios de contato, ao menos, 6 semanas. Porém, já no dia seguinte poderá trabalhar e pegar pesos de até 15 quilos, evitando movimentos bruscos.

 

Vale lembrar que no método tradicional, a paciente só pode retomar ao trabalho após 15 dias e para a academia precisa aguardar cerca de 30 dias.

Alimentação

Os cuidados com a mamoplastia incluem uma alimentação leve e balanceada para contribuir no processo de cicatrização. Deste modo, o organismo elimina líquidos, reduzindo o inchaço e formando novas células que previnem as infecções. 

Por isso, prefira consumir alimentos leves, evitando que seu corpo gaste muita energia com a digestão. Assim, ele conseguirá regenerar todos os tecidos lesionados no procedimento. 

Além disso, tome muita água. Deste modo, o corpo elimina o líquido retido e diminui o inchaço. Ao menos, dois litros por dia. Inclua também sucos de frutas cítricas, ricas em vitamina C que previne infecções e fortalece o sistema imunológico. 

E claro, além de priorizar alimentos saudáveis, é necessário tomar todos os medicamentos prescritos durante o pós-operatório.

Principais benefícios da mamoplastia em 24h

Como você viu aqui, apesar de ter certos cuidados com a mamoplastia de recuperação em 24h, ela apresenta grandes vantagens em relação à técnica tradicional. Sem dúvidas, o período de repouso mais curto é a principal delas.

Mas não é só isso. Este tipo de procedimento deixa a dor mais branda e suportável e oferece ainda outras vantagens, como:

  • Aumenta o conforto da paciente no pós-operatório;
  • Permite mais mobilidade e independência logo após o procedimento;
  • Apresenta menos chances de infecções pós-cirúrgicas;
  • Diminui as chances de hemorragias.

Basicamente, a mamoplastia com recuperação de 24h acabou com a necessidade de realizar essa cirurgia apenas nas férias ou ainda se preparar para enfrentar um longo período de pós-operatório dolorido e com muitas restrições.

Então, se você quer saber mais sobre este procedimento, fale conosco para fazer uma avaliação e saiba mais sobre a rápida recuperação desta cirurgia. 

 

Av. Dr. Mário Guimarães nº 428 Le Monde Office - Sala 416
Centro - Nova Iguaçu - RJ
Whats: 21 99955-4787
Telefone: 21 2668-6164

Av. das Américas nº 3500 Le Monde Office - Ed. Hong Kong, 3000 – Sala 627
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Whats: 21 99955-4787