Orientações de Abdominoplastia
Recomendações pré-operatórias:
» Comunicar-se até a véspera da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual.
» Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
» Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.
» Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.
» Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 3 a 5 dias.
Recomendações pós-operatórias:
» Siga rigorosamente as orientações e prescrições médicas.
» NÃO tome nenhum medicamento sem conhecimento do Dr. Fernando Bianco.
» NÃO se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem.
» NÃO fume por 15 dias após a cirurgia.
» NÃO utilize bebidas alcoólicas por 14 dias após a cirurgia.
» NÃO faça nenhum esforço físico significativo ou carregue peso por 30 dias após a cirurgia.
» Levante-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada, assim como evitar ao máximo escadas longas.
» Repouse em casa por 7 dias após a cirurgia.
» Coloque a cinta após a cirurgia e use-a continuamente (24 horas por dia) por pelo menos 1 mês. Ela não deve ficar exageradamente apertada e deve ser removida apenas antes dos banhos.
» NÃO retire as tiras de micropore colocadas imediatamente sobre a incisão ao tomar banho. Aplique álcool a 70% sobre ele 2 vezes ao dia.
» Será colocado um dreno abdominal e este permanecerá por 2 a 5 dias, dependendo da quantidade drenada. Serão dadas orientações em como esvaziá-lo e como quantificar o quanto foi drenado. Tenha muito CUIDADO para não pisar no mesmo, ou tropeçar nele. É recomendável carregá-lo dentro de uma sacola, sempre em uma altura abaixo da cintura. Apesar de o dreno ser algo desagradável, é indispensável para o sucesso da sua cirurgia.
» Ainda no hospital você será orientada sobre a realização do curativo, que será trocado diariamente.
» Nas primeiras 48h você deve ter sempre alguém próximo para ajudá-la em caso de hipotensão postural ou qualquer outra intercorrência.
» Não faça esforços com o abdome para levantar, deitar ou sentar nos primeiros 15 dias. Utilize os braços e/ou ajuda de terceiros para fazê-lo.
» A posição para dormir é em decúbito dorsal (barriga para cima) de 7 a 10 dias, sempre com algo levantando o tronco ou algo embaixo dos joelhos, para que o corpo não fique totalmente reto.
» Durante os primeiros 10 a 15 dias é permitido andar para ir ao banheiro, tomar banho, sentar à mesa para as refeições, sentar no sofá para assistir televisão, etc, sempre devagar e evitando manter o tronco ereto para não criar tensão na ferida operatória.
» Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de se esquecer que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que poderá prejudicar o resultado da sua cirurgia.
» Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Esclareça todas as dúvidas.
» A maior parte do inchaço após esta cirurgia costuma ser reabsorvida após 2 semanas. Porém suas roupas parecerão apertadas de 2 a 3 meses.
Devem ser ingeridos 2 a 3 litros de água por dia nas primeiras 48h. Podem ser ingeridos também sucos, isotônicos (gatorade) e água de côco, mas não substituem a água.
» A partir do segundo dia, alimentação livre, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas). Evite frituras, alimentos condimentados, doces e refrigerantes. Pequenas refeições devem ser realizadas de 3 em 3 horas, visando prevenir a hipotensão que pode ocorrer no pós-operatório,tanto pela perda durante a cirurgia, quanto pelo grande período que você permanece deitado.
» Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento” após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.
» É permitido tomar banho já no dia seguinte da cirurgia, sendo geralmente realizado ainda no hospital com o auxílio da enfermagem.
» Drenagem linfática pós-operatória é importante e deve ser iniciada assim que o dreno for retirado. Serão necessárias de 10 a 20 sessões, de 2 a 3 vezes por semana.
» O tratamento adequado das cicatrizes é fundamental após esta cirurgia. Para evitar cicatrizes hipertróficas e quelóides, é aconselhável usar placas de silicone sobre as cicatrizes por 45 dias, iniciando no 20º dia de pós operatório.
» As revisões cirúrgicas são parte importante da cirurgia, volte ao consultório para os curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados.
» A exposição solar poderá ocorrer após 1 mês da cirurgia, desde que as cicatrizes estejam protegidas por maiô ou esparadrapos. A exposição das cicatrizes poderá acontecer após 6 meses.
» É permitido dirigir, realizar esforços físicos e carregar peso após 1 mês.
» Relações sexuais devem ser evitadas por 1 mês.
» Retorno ao trabalho é permitido após 15 a 20 dias.
» Exercícios físicos leves como caminhadas, estão permitidos após 2 meses.
» Esportes vigorosos como aeróbica, tênis, corrida e ciclismo devem ser evitados por 2 mês e os que envolvem a musculatura abdominal devem ser evitados por 3 meses.
» Pontos são removidos de 7 a 21 dias. Resultado final da cirurgia, 6 meses; das cicatrizes por volta de 1 ano.