Aspectos Gerais

CUIDADOS IMPORTANTES ANTES E DEPOIS DA CIRURGIA PLÁSTICA

Sabemos que a decisão de se submeter a uma cirurgia plástica gera algum grau de ansiedade ao paciente, logo, o principal, é seguir criteriosamente as orientações para obter um bom resultado. Afinal, a satisfação com os resultados da cirurgia plástica não depende apenas um planejamento, os cuidados antes e depois da cirurgia são fundamentais para prevenir complicações e promover um resultado estético mais satisfatório.

COMEÇANDO AGORA

» Informe sobre qualquer doença crônica ou medicamento de uso habitual. Não utilize Aspirina (ácido acetil-salicílico) ou qualquer derivado, Arnica, Ginko Biloba, medicamentos homeopáticos contendo ervas durante 2 semanas antes e depois da cirurgia.

» Alimente-se de forma saudável, dietas radicais que podem depletar as reservas nutricionais são proibidas.

» Estude as orientações específicas da sua cirurgia.

» Organize sua agenda antecipadamente, uma vez que terá de se afastar por alguns dias ou semanas de seu trabalho e atividades esportivas.

» Repouso pós- operatório é fundamental, logo procure organizar com familiares ou funcionários a ajuda durante os primeiros dias.

» Para seu maior conforto, cintas e sutiãs devem ser adquiridos antes da cirurgia.

» Não fume por 1 semana antes da cirurgia, para evitar alterações circulatórias que possam prejudicar a cicatrização.

» Não utilize bebida alcoólica por 3 dias antes da cirurgia.

ALTA HOSPITALAR

O tempo de internação depende do tipo da cirurgia que foi realizada e da resposta individual de cada paciente. A alta hospitalar só deve ocorrer quando o paciente apresentar plenas condições de saúde.

PÓS-OPERATÓRIO

Para o pronto restabelecimento do paciente e controle do resultado operatório a fisioterapeuta atua na recuperação das funções do corpo, na prevenção de possíveis intercorrências, amenizando efeitos inevitáveis da cirurgia como edema, hematomas, seroma, cicatrização, dor e desconforto. O uso combinado de drenagem linfática, ultra-som, endermologia e outros adequados para cada caso, faz com que o corpo reaja melhor e acelera a recuperação. 

ASPECTOS EMOCIONAIS APÓS A CIRURGIA

O apoio da família e amigos é fundamental, porém, ocasionalmente você poderá ouvir comentários de pessoas leigas que, podem levar a algum grau de instabilidade emocional. Logo, é de suma importância que você esclareça todas as suas duvidas e angústias e principalmente confie na equipe. Uma sensação de “depressão” é relativamente comum durante o período inicial do pós-operatório, conseqüentemente podem surgir dúvidas em relação à decisão de ter realizado o procedimento. Isso é normal, esse é um período transitório e passa rapidamente. 

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS IMPORTANTES

» Faça alimentações leves, bem variadas e pouco gordurosas.
 
» Realize cerca de 6 refeições por dia, e evite líquidos durante as mesmas.
 
» Evite temperos prontos, sal, enlatados e conservados durante 2 semanas antes e duas semanas depois.
 
» Dê preferência as carnes brancas e magras.
 
» Ingira frutas, legumes e verduras da forma mais natural possível.
 
» No caso de lipoaspiração, ingira 2 a 3 litros de líquidos (água, sucos, isotônicos, água de côco, etc.) nos primeiros 5 dias de pós operatório.
 
» Procure consumir alimentos laxativos como: frutas com bagaço, abobrinha, abóbora, agrião, cenoura crua, berinjela, bertalha, espinafre, mamão, ameixa, palmito,…
 
» Evite alimentos constipantes, como: arroz, batata, cebola, couve-flor, repolho, goiaba, feijão, farinhas, pão, aipim, farofa, refrigerantes, enlatados,…
 
» Em cirurgias de face e nariz, prefira alimentos pastosos e líquidos, sendo servidos frios ou mornos.