Botox e Preenchimento Facial

Toxina Botulínica
As aplicações de toxina botulínica, vulgarmente conhecida como Botox®, para fins estéticos, utilizados há mais de 10 anos, foi uma verdadeira revolução nos tratamentos estéticos das rugas de face, sendo o procedimento estético mais usado nos estados unidos, pois é extremamente eficiente, de rápida aplicação e resultados excelentes. Os músculos da nossa face se contraem e formam rugas. Dessa maneira, esse excesso de contração muscular desencadeia os conhecidos pés-de-galinha, na região dos olhos, além das rugas de expressão que aparecem na testa e, ainda, vincos, que podem surgir entre as sobrancelhas, ao redor da boca e no pescoço. Essas marcas indesejáveis vão se acentuando com o decorrer do tempo.
02
senior woman doing face lifting

A toxina botulínica tem excelente aplicação quando o objetivo é suavizar rugas de expressão, que se formam por repetida contração muscular. Recentemente o food and drug administration (fda), órgão norte americano que regulamenta o uso de medicamentos e alimentos, aprovou o uso da substância com finalidade estética. A toxina botulínica é obtida a partir da bactéria clostridium botulinum.

É fabricada em laboratório, onde sofre um processo de purificação e esterilização. Os seus nomes comerciais são Botox® e Dysport.
A toxina pode ser usada tanto nos casos em que as rugas já se instalaram como naqueles em que elas apenas iniciaram o processo. Em ambos os casos, o Botox® (nome comercial) passa a atuar na placa neuromotora,bloqueando os impulsos nervosos que promovem a contração. Isso gera um relaxamento muscular, o que suaviza as rugas do local.

O efeito do Botox® é a paralisia temporária dos músculos aonde é aplicado, evitando que os mesmo se contraiam,evitando as rugas que provocam.

A aplicação de Botox® é feita no consultório médico e deve ser feita por médicos e consiste em pequenas injeções diretamente nos músculos faciais que queremos paralisar. O efeito inicia-se após 48h, com um resultado final após 7 dias e uma durabilidade de cerca de 6 meses, o que faz a necessidade da reaplicação após esse período.

A partir do momento em que altera a mímica facial, a aplicação deve ser feita por profissional experiente nesse procedimento, pois em um mesmo paciente podemos obter diferentes resultados dependendo do efeito desejado. 

As complicações são mínimas, relacionadas a aplicações em local não recomendado, de efeito passageiro e é muito raro caso de alergia, podendo a aplicação ser feita na própria consulta.

Riscos-do-Uso-do-Botox-2
Beautiful-face-of-young-caucas-213718816-768x768

Preenchimento Facial
Os preenchimentos faciais são procedimentos feitos com inúmeros materiais, sintéticos ou não, que são injetados no subcutâneo, abaixo da pele, a fim de preencher a depressão causada pela ruga ou por uma cicatriz, ou provocar o aumento de volume da região, como nos lábios ou no nariz.

Entre as substâncias mais comuns temos a gordura, o ácido hialurônico (uma das marcas conhecidas é o Restylane) e o PPMA ( chamado de Metacrilato ou Bioplastia ). Cada uma dessas substâncias tem sua indicação que depende do preenchimento ser mais superficial ou mais profundo, da quantidade utilizada, e se queremos um efeito temporário ou definitivo.

A vantagem das substâncias temporárias é poder observar seu efeito sem fazer disso um resultado definitivo.

A aplicação é feita no consultório médico, por médico, através de pequenas injeções, em um procedimento relativamente rápido, podendo ser utilizada anestesia local em alguns casos. O local tende a ficar um pouco inchado por alguns dias. 

As substâncias utilizadas hoje em dia raramente causam alergia ou qualquer outra reação, podendo ser aplicadas no momento da consulta.

botox