Botox e Preenchimento Facial


A toxina botulínica tem excelente aplicação quando o objetivo é suavizar rugas de expressão, que se formam por repetida contração muscular. Recentemente o food and drug administration (fda), órgão norte americano que regulamenta o uso de medicamentos e alimentos, aprovou o uso da substância com finalidade estética. A toxina botulínica é obtida a partir da bactéria clostridium botulinum.
É fabricada em laboratório, onde sofre um processo de purificação e esterilização. Os seus nomes comerciais são Botox® e Dysport.
A toxina pode ser usada tanto nos casos em que as rugas já se instalaram como naqueles em que elas apenas iniciaram o processo. Em ambos os casos, o Botox® (nome comercial) passa a atuar na placa neuromotora,bloqueando os impulsos nervosos que promovem a contração. Isso gera um relaxamento muscular, o que suaviza as rugas do local.
O efeito do Botox® é a paralisia temporária dos músculos aonde é aplicado, evitando que os mesmo se contraiam,evitando as rugas que provocam.
A aplicação de Botox® é feita no consultório médico e deve ser feita por médicos e consiste em pequenas injeções diretamente nos músculos faciais que queremos paralisar. O efeito inicia-se após 48h, com um resultado final após 7 dias e uma durabilidade de cerca de 6 meses, o que faz a necessidade da reaplicação após esse período.
A partir do momento em que altera a mímica facial, a aplicação deve ser feita por profissional experiente nesse procedimento, pois em um mesmo paciente podemos obter diferentes resultados dependendo do efeito desejado.
As complicações são mínimas, relacionadas a aplicações em local não recomendado, de efeito passageiro e é muito raro caso de alergia, podendo a aplicação ser feita na própria consulta.


Preenchimento Facial
Os preenchimentos faciais são procedimentos feitos com inúmeros materiais, sintéticos ou não, que são injetados no subcutâneo, abaixo da pele, a fim de preencher a depressão causada pela ruga ou por uma cicatriz, ou provocar o aumento de volume da região, como nos lábios ou no nariz.
Entre as substâncias mais comuns temos a gordura, o ácido hialurônico (uma das marcas conhecidas é o Restylane) e o PPMA ( chamado de Metacrilato ou Bioplastia ). Cada uma dessas substâncias tem sua indicação que depende do preenchimento ser mais superficial ou mais profundo, da quantidade utilizada, e se queremos um efeito temporário ou definitivo.
A vantagem das substâncias temporárias é poder observar seu efeito sem fazer disso um resultado definitivo.
A aplicação é feita no consultório médico, por médico, através de pequenas injeções, em um procedimento relativamente rápido, podendo ser utilizada anestesia local em alguns casos. O local tende a ficar um pouco inchado por alguns dias.
As substâncias utilizadas hoje em dia raramente causam alergia ou qualquer outra reação, podendo ser aplicadas no momento da consulta.
