Prótese de Mama

O aumento das mamas consiste na inserção de um implante de silicone acima da musculatura peitoral ou por trás da mesma, tendo em vista o aumento ou melhora do formato da mama. 
Há vários tipos de implantes mamários, porém os mais utilizados hoje são os implantes de gel coesivo revestidos por silicone texturizado ou por espuma de poliuretano. O mais utilizado por mim é a prótese de poliuretano devido aos baixos índices de rejeição,o menor entre todos os tipos de próteses.
Há vários formatos disponíveis como os de perfil natural, perfil alto ou perfil extra-alto.O formato mais utilizado é o de perfil alto,usado por mim em mais de 95% dos casos.
Em relação ao tamanho da prótese, ela varia de acordo com o desejo da paciente. O tamanho mais utilizado hoje em dia fica entre 235/285 ML.

58f7601303a35-scale-1200
shutterstock_163881500-e1540848423842

A Cicatriz
As incisões disponíveis são a periareolar, a infra-mamária e a axilar. No Rio de Janeiro a incisão mais utilizada é a INFRA-MAMARIA, que geralmente apresenta-se imperceptível com o decorrer dos meses. As outras incisões são utilizadas geralmente por necessidade ou por escolha da paciente.

A Cirurgia
A cirurgia é realizada no hospital para evitar infecção, sob anestesia local com sedação, e dura cerca de 1 hora e meia. Não são utilizados drenos. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia.
A prótese é inserida através de pequena incisão de cerca de 3 cm em sulco infra-mamário, periareolar ou axilar sendo colocada sob a mama ou sob a musculatura, dependendo de cada caso. Terminada a cirurgia é realizado curativo com micropore sobre a incisão cirúrgica e é colocado um acolchoado sobre as mamas que são envoltas por ataduras e serão trocadas no momento da alta pelo sutiã pós cirúrgico.

58f76621e10a3-scale-1200
Mamoplastia-redutora-800x658

Pós-Operatório
Logo após a cirurgia você já poderá observar o resultado da mesma, embora as mamas fiquem inchadas por mais ou menos 30 dias.
Dores no pós-operatório são bastante raras, você poderá sentir um desconforto por alguns dias, e deverá evitar carregar peso, erguer os cotovelos acima dos ombros, guiar automóvel, fazer exercícios físicos e tomar sol por um período aproximado de duas a três semanas após a cirurgia.
Após a alta você poderá andar e se alimentar normalmente, não sendo necessário permanecer acamada, poderá tomar banho no dia seguinte a cirurgia ,só não podendo lavar e pentear os cabelos, podendo retornar a atividades moderadas após 2 dias da cirurgia. A primeira revisão será após 4 ou 5 dias e os pontos serão retirados a partir do 7º dia.

Questões Importantes

A PARTIR DE QUE IDADE ESTÁ INDICADA?

Não há idade definida e a indicação dependerá, além das características das mamas, do amadurecimento emocional da paciente. Em geral, está indicada a partir dos 18 anos.

HÁ CICATRIZES?

Sim, mas geralmente são pouco perceptíveis. Podem estar localizadas ao redor ou dentro da aréola, nas axilas ou no sulco das mamas.

QUAL ANESTESIA É UTILIZADA?

Geralmente anestesia local com a presença do anestesista. 

COMO É A CIRURGIA?

Através de pequena incisão de aproximadamente 4 centímetros, confecciona-se um espaço atrás da glândula mamária ou do músculo peitoral. Neste espaço é colocada a prótese de silicone, dando maior volume e projeção às mamas.

É NECESSÁRIA INTERNAÇÃO?

Sim, podendo ser pelo período de de 12 a 24h. No dia seguinte é possível molhar a mama e realizar movimentos moderados com os braços.

É POSSÍVEL AMAMENTAR APÓS A CIRURGIA? E A SENSIBILIDADE?

Normalmente a capacidade de amamentar é mantida e a sensibilidade das mamas é preservada após a cirurgia. Alterações da sensibilidade podem ocorrer no pós operatório, variando desde alguns dias até alguns meses,retornando ao normal após esse tempo.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?

O pós-operatório é tranqüilo e não costuma haver dor. Não há grandes curativos e a paciente sai da clínica com sutiã em novo tamanho. Em geral, após a primeira semana a paciente já pode retomar suas atividades. Exercícios físicos são permitidos em trinta a quarenta e cinco dias. 

OS RESULTADOS DURAM PARA SEMPRE?

Em geral o resultado é muito duradouro, mas isto dependerá de cada paciente. Sempre é buscado um resultado natural, sem exageros. 

QUANDO PODEREI ME EXPOR AO SOL E FAZER GINÁSTICA?

Desde que se protejam as cicatrizes das mamas com biquíni ou esparadrapo de papel, não há inconveniente em tomar sol a partir de um mês.