Rinoplastia (Plástica de Nariz)

A Plástica de Nariz ou Rinoplastia é a cirurgia usada para remodelar o seu nariz, diminuir ou aumentar seu tamanho,suavizar ou empinar a ponta, podendo ser realizada a partir dos 15 anos para meninas e dos 17 anos para os meninos. Além disto, é usada em combinação com cirurgias otorrinolaringológicas para melhorar a função respiratória ou a outras cirurgias plásticas como aumento do queixo para melhor harmonia do perfil facial. Cirurgia A maior parte das cirurgias são feitas no hospital sob anestesia geral, sendo casos mais suaves poderem ser feitos no consultório sob anestesia local.

rinoplastia-4
3uArorinoplastia_e0d79f75d7e62e7b67a8912ed2b3cb5f61538593

O paciente sai do hospital no mesmo dia ou no dia seguinte. A cirurgia é feita por dentro do nariz, sem deixar cicatrizes aparentes, exceto nos casos em que são diminuídas as narinas ou quanto é feita uma “rinoplastia aberta” para casos mais difíceis. Após a cirurgia é colocado um gesso sobre o nariz, quando há necessidade de fratura óssea ou simplesmente colocado esparadrapo sobre ele O gesso é retirado após uma semana e substituído por esparadrapos, sendo que você deve evitar molhar o gesso neste tempo. Após 4 dias você poderá retornar ao trabalho, mas deverá evitar carregar peso, fazer esforço e tomar sol. Exceto nos casos em que existe uma cirurgia funcional associada, não costumamos usar “tampão” dentro do nariz. No Pós-Operatório é incomum sentir dores no local, embora você estará com as pálpebras inchadas e arroxeadas, o que leva cerca de 15 dias para melhorar, e terá dificuldade de respirar pelo nariz por 1 mês. Exercícios físicos são liberados após 2 meses. Quando for retirado o gesso, o seu nariz estará inchado, e cerca de 70% deste inchaço melhora no primeiro mês. O resultado final você observará entre 3 e 6 meses após a cirurgia; quando, se necessário, será feito algum retoque no consultório.

Questões Importantes

O QUE É?

É a cirurgia realizada no nariz com a finalidade de aprimorar sua forma e obter uma adequada proporção deste órgão com o resto das estruturas da face, além de manter ou melhorar a qualidade da respiração. Por isso é chamada rinoplastia estético-funcional, sendo, algumas vezes, associada à cirurgia do septo nasal ou cornetos.

HÁ IDADE MÍNIMA PARA FAZER UMA RINOPLASTIA?

De um modo geral, é possível realizar uma rinoplastia a partir dos 15 anos de idade. Fatores como o grau de desenvolvimento da estrutura nasal, a maturidade emocional do paciente e as expectativas quanto a resultados devem também ser levados em conta quando da indicação da cirurgia.

ONDE SÃO FEITOS OS CORTES? HÁ PONTOS A SEREM RETIRADOS?

Em praticamente todos os casos, os cortes são realizados dentro do nariz, não existindo, portanto, cicatrizes externas. Os poucos pontos que são dados por dentro caem sozinhos em poucos dias.

QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA? É NECESSÁRIA INTERNAÇÃO?

A rinoplastia é uma cirurgia ambulatorial onde o paciente tem alta no mesmo dia. Normalmente é realizada sob anestesia local com a presença do anestesista.

A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?

Geralmente não. Em alguns casos existem cicatrizes pouco aparentes; isto decorre do fato das incisões (cortes) serem feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos e conseqüentemente não deixam vestígios aparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face.

PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido.

O RESULTADO DEFINITIVO DA “NOVA FORMA” É IMEDIATO?

Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do curativo rígido em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que raramente ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

A Rinoplastia estética visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original.
Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do “edema” também existir na parte interna do nariz,assim como o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico. 
Quando a correção demanda cuidados especiais, a cirurgia estética deverá ser feita numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo pelo especialista.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS? QUANTOS?

Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com gesso ou placa plástica, que o recobre totalmente. Esse curativo permanece por cerca de 7 a 8 dias, período após o qual é retirado no consultório. Em alguns casos utilizamos o tamponamento nasal, que é deixado por 24 a 48 horas. Após este período é realizado um curativo com micropore diretamente na pele para moldá-lo por cerca de 1 semana.

OUVI DIZER QUE O NARIZ “SANGRA” NOS PRIMEIROS DIAS. ISTO É VERDADE?

Existe um pequeno sangramento através do tamponamento de gaze ou através do modelador nasal, que é normal nas primeiras 48 horas. 
Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Raramente. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.

COMO É O RESULTADO E QUANDO SE PODE OBSERVÁ-LO?

O resultado deve ser sempre natural, não evidenciando haver sido realizada cirurgia. O nariz deve estar em harmonia com o resto da face e sua função preservada, ou seja, a capacidade respiratória mantida. Será um elogio para o cirurgião e seu paciente o comentário ¨parece que seu nariz não foi operado¨. Em poucos dias o nariz já estará completamente diferente se comparado a antes da cirurgia e com bom aspecto.

O resultado definitivo demora aproximadamente um ano, até a acomodação final dos tecidos. 

QUANDO PODEREI ME EXPOR AO SOL?

Desde que se utilize um protetor solar adequado, em um mês já é possível se expor ao sol. 

QUANTOS ANOS DURA O RESULTADO? É NECESSÁRIA MAIS DE UMA CIRURGIA?

Em geral, os resultados duram para toda a vida.