Entenda sobre mini abdominoplastia e os resultados

As cirurgias plástica estão cada vez mais populares no Brasil. Descubra aqui quais tudo sobre a cirurgia e os resultados miniabdominoplastia!

Nos últimos anos, o Brasil experimenta um aumento significativo na procura por cirurgia plástica. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), o país é o segundo do mundo em número de procedimentos estéticos realizados.

Entre os motivos para essa crescente demanda está a maior disponibilidade financeira da população e o aumento de profissionais qualificados, tornando mais acessível à realização de procedimentos antes considerados luxuosos.

Segundo a mesma pesquisa da ISAPS, apontou que a cirurgia plástica mais procurada pelos brasileiros é a lipoaspiração, seguida pelo aumento de mama e pela abdominoplastia. E mais recentemente a miniabdominoplastia tem crescido na preferência dos pacientes.

A preferência por esse procedimento cirúrgico ocorre devido a maior simplicidade da cirurgia em comparação a abdominoplastia normal. Além disso, ela possibilita uma recuperação mais rápida e os resultados miniabdominoplastia são muito satisfatórios.

Conhecendo tudo sobre a miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é uma técnica utilizada para corrigir a flacidez e o excesso de gordura localizada na região abaixo do umbigo, a popularmente conhecida “pochete”. Ela se destaca por ser um procedimento menos invasivo.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, ou sedação consciente, em seguida o cirurgião faz a retirada de uma pequena quantidade de pele e gordura da região inferior do abdômen. Ele também reposiciona os músculos abdominais.

Por ser uma operação mais simples, com a realização de pequenos cortes e sem a necessidade de mexer no umbigo, a recuperação tende a ser menos complicada e bastante acelerada, possibilitando o retorno mais rápido às atividades cotidianas.

Essa técnica é muito indicada para pacientes que apresentam uma flacidez muscular e de pele, de nível leve ou moderado, na região abdominal inferior. Contudo, para os casos de nível mais grave, o mais indicado é a abdominoplastia convencional.

Diferença entre abdominoplastia convencional e miniabdominoplastia

A abdominoplastia convencional e a miniabdominoplastia são duas técnicas cirúrgicas utilizadas para corrigir a flacidez e o excesso de gordura localizada na região abdominal.

Apesar de terem objetivos semelhantes, existem diferenças importantes entre as duas técnicas que podem influenciar na escolha do paciente e na recomendação do cirurgião plástico. 

Abaixo, listamos as principais diferenças entre a abdominoplastia convencional e a miniabdominoplastia:

  • Extensão da incisão: na abdominoplastia convencional, a incisão é feita de uma região à outra do abdômen, na altura dos pelos pubianos, permitindo a retirada de uma quantidade maior de pele e gordura. Enquanto na miniabdominoplastia, a incisão é menor e fica limitada à região abaixo do umbigo.
  • Reposicionamento do umbigo: na abdominoplastia, o umbigo é deslocado e reposicionado após a retirada da pele e gordura em excesso. Por outro lado, na miniabdominoplastia não é necessário alterá-lo, pois apenas a região abaixo dele é tratada.
  • Retirada de pele e gordura: na miniabdominoplastia, a retirada é limitada à região inferior do abdômen. Por sua vez, na abdominoplastia convencional, é possível retirar uma quantidade maior de pele e gordura, o que é indicado para casos de flacidez e excesso de gordura em toda a região abdominal. 
  • Extensão do tratamento dos músculos: na abdominoplastia convencional, é possível corrigir a diástase dos músculos retos abdominais em toda a extensão do abdômen, enquanto na miniabdominoplastia, o tratamento se limita à região inferior.

É importante ressaltar que a escolha da técnica mais adequada para cada paciente deve ser feita em consulta com um cirurgião plástico qualificado e experiente, que avaliará as condições clínicas do paciente e suas expectativas em relação ao resultado.

Quais os cuidados necessários?

Após a realização da cirurgia, é essencial que o paciente siga todas as recomendações do cirurgião plástico para garantir uma recuperação tranquila e obter os melhores resultados miniabdominoplastia.

Entre os cuidados pós-operatórios mais comuns, estão:

Repouso

O paciente deve manter-se em repouso nas primeiras semanas após a cirurgia, evitando atividades físicas intensas ou movimentos bruscos que possam comprometer a cicatrização.

Alimentação saudável

A dieta pós-cirúrgica é central no processo de recuperação. Ela deve ser equilibrada e rica em nutrientes para garantir uma boa recuperação. É importante evitar alimentos gordurosos e ricos em sódio, que podem aumentar o inchaço e a retenção de líquidos.

Uso de cintas

É comum que o cirurgião plástico indique o uso de uma cinta compressiva após a cirurgia, a fim de ajudar na redução do inchaço e promover uma melhor recuperação.

Higiene pessoal

Para evitar risco de infecções e outros problemas, a região operada deve ser mantida sempre limpa e seca, seguindo também outras orientações do cirurgião plástico.

Consultas de acompanhamento

O paciente deve comparecer às consultas de acompanhamento com o cirurgião plástico para avaliação do resultado e monitoramento da recuperação.

Seguindo essas e outras recomendações específicas feitas pelo cirurgião, o paciente obterá um resultado satisfatório e uma muito recuperação tranquila.

Quais são os resultados miniabdominoplastia?

Após a realização da miniabdominoplastia, espera-se que o paciente tenha uma melhora significativa na estética abdominal, com um abdômen visivelmente mais firme, definido e harmônico com todo o corpo. 

Além disso, um dos resultados miniabdominoplastia é a melhora da autoestima e da confiança do paciente, proporcionando uma sensação de bem-estar e satisfação com a aparência corporal.

É importante ressaltar que os resultados obtidos com essa cirurgia plástica depende diretamente da qualidade e precisão do procedimento realizado pelo cirurgião plástico, por isso é fundamental escolher um profissional de confiança e excelência reconhecida.

Ainda possui dúvidas sobre a miniabdominoplastia e outras cirurgias plásticas? Entre em contato com a equipe do Dr. Fernando Bianco e conte com o suporte de quem tem compromisso com a qualidade e a excelência.

Av. Dr. Mário Guimarães nº 428 Le Monde Office - Sala 416
Centro - Nova Iguaçu - RJ
Whats: 21 99955-4787
Telefone: 21 2668-6164

Av. das Américas nº 3500 Le Monde Office - Ed. Hong Kong, 3000 – Sala 627
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Whats: 21 99955-4787