Redução de mama em homens: conheça o procedimento  

Para quem sofre com ginecomastia, a cirurgia de redução de mama em homens pode ser uma ótima maneira de melhorar a autoestima, conforto e confiança

A cirurgia de redução de mama em homens é uma solução cirúrgica para reduzir o tamanho e o volume das mamas em homens quando elas sofrem um superdesenvolvimento, também conhecida como ginecomastia.

É uma opção recomendada para homens que sentem sua autoestima e bem-estar afetados quando suas mamas estão muito grandes ou desproporcionais ao resto de seu corpo. 

Os resultados da cirurgia são permanentes e podem ser notáveis. Neste artigo, explicamos os resultados da cirurgia, seu processo de recuperação e quando ela é indicada. Boa leitura!.

Conheça a ginecomastia

A ginecomastia é um distúrbio que pode afetar os homens de todas as idades, mas em muitos casos se inicia na adolescência. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento excessivo das mamas. 

Nessa condição, o tecido mamário aumenta, fazendo com que as mamas caiam e a aréola se destaque. Às vezes, a pele ao redor do mamilo pode ficar escura. A condição pode ocorrer em uma mama (unilateral) ou em ambas (bilateral).

Os homens com aumento mamário podem experimentar desconforto, vergonha e baixa autoestima. A causa deste distúrbio pode ser multifatorial, como o resultado de uma desproporção hormonal, alguns medicamentos, presença de doenças ou uso excessivo de álcool.

A ginecomastia não deve ser confundida com o aumento da mama relacionada com o ganho de peso e obesidade. Nesses casos, ela recebe o nome de pseudoginecomastia. Para identificar um distúrbio nas mamas, alguns critérios precisam ser avaliados:

  • Maior que 2 cm palpável;
  • Consistência firme;
  • Presença de glândula subareolar;
  • Presença de tecido ductal;
  • Diminuição relativa do efeito androgênico;
  • Aumento do efeito estrogênico.

O distúrbio pode ser tratado com cirurgia plástica, medicamentos, terapia hormonal ou terapia comportamental, ou uma combinação dessas. As opções variam consoante a gravidade do problema e o estado de saúde geral do paciente. 

Se você suspeitar que sofre de ginecomastia, é importante consultar um médico para uma avaliação completa e, assim, determinar o tratamento mais adequado. 

Na cirurgia de correção o cirurgião plástico retira o excesso de tecido mamário, remodelando o formato da mama. O resultado do procedimento é uma melhora na forma e no tamanho da mama e dos mamilos. 

Os pacientes que optam pela cirurgia de redução de mama em homens devem ter expectativas realistas quanto ao resultado. Um bom cirurgião plástico pode ajudar a determinar se é possível alcançar os objetivos desejados.

Resultados esperados 

Existem vários métodos que podem ser empregados para reduzir tratar a ginecomastia. Junto com o seu médico, você vai discutir qual é a melhor opção para o seu caso antes de iniciar a cirurgia.

A ginecomastia pode ser tratada com lipoaspiração, excisão cirúrgica ou uma combinação de ambas. A excisão serve para corrigir o excesso de tecido mamário glandular ou de pele e remodelar o mamilo. 

Se a aréola precisar ser reduzida ou o mamilo reposicionado, a excisão é inevitável. O tipo de incisão (corte) a ser usado depende das necessidades e da preferência técnica do médico.

Durante a cirurgia de redução de mama em homens, o médico fará o possível para ocultar as incisões dentro dos vincos da pele ou nas bordas da aréola.

Geralmente, é deixado um pequeno tecido para trás do mamilo para impedir um esvaziamento ou deformidade na aréola após a operação. 

Contudo, é importante ter em mente que esse tecido residual pode crescer novamente no futuro, se as causas que levaram ao distúrbio continuarem presentes.

A cirurgia de ginecomastia geralmente resulta em cicatrizes permanentes. No entanto, estas tendem a desaparecer gradualmente, com a cor da pele da área afetada tornando-se mais uniforme. 

Estudos científicos mostram que o procedimento é seguro, eficaz, com muitos benefícios, principalmente para a autoestima e confiança, deixando uma aparência mais estética. 

Em muitos casos, os resultados são permanentes, mas o aumento de peso, desequilíbrios hormonais ou o uso de certos medicamentos (incluindo esteroides anabolizantes) podem levar ao aumento da mama.

A redução de mama masculina melhora a aparência e contorno da região, dando aos homens uma silhueta mais esteticamente masculino. Isso pode aumentar a sensação de bem-estar associada à autoimagem. 

Entenda o tempo de recuperação

A cirurgia de redução de mama em homens é realizada em um hospital para prevenir infecções, sendo realizada com anestesia local e sedação, e dura aproximadamente uma hora. 

A alta hospitalar é, geralmente, dada após 24 horas. Porém, em alguns casos mais simples o paciente pode ser liberado no mesmo dia. 

Quando o paciente relata maior desconforto ou se está utilizando o dreno, a alta costuma ocorrer com 72 horas, para garantir que ele tome todos os medicamentos para controle da dor.

Após o procedimento, é possível esperar: 

  • Hematomas; 
  • Inchaço;
  • Dormência;
  • Dor e desconforto; 
  • Curativos ou bandagens; 
  • Tubo de drenagem para prevenir acúmulo de fluido; 
  • Uso de malha de compressão.

Sabendo o que esperar do pós-operatório da ginecomastia, entenda o processo de recuperação:

  • Os pacientes devem se afastar de qualquer atividade física que exija esforço por pelo menos 21 dias. 
  • Recomenda-se o uso de uma malha compressiva durante aproximadamente um mês para reduzir o desconforto, que pode ser aliviado com medicação. 
  • É normal que a área operada fique inchada e com áreas roxas nos primeiros dias, mas esses sintomas desaparecem entre 14 e 21 dias. 
  • É possível que a aréola tenha alterações de sensibilidade temporárias. 
  • A cicatriz aparece inicialmente avermelhada, mas com o tempo adquire uma cor esbranquiçada, conforme a genética do paciente. 
  • O inchaço pode ser notado por alguns meses, assim como um leve tom roxo. 
  • O resultado final é concluído entre 6 meses e 1 ano, com 80% da forma definitiva já sendo obtida após 2 meses.

A cirurgia de redução de mama é um procedimento eficaz. Após a cirurgia, é importante seguir os cuidados recomendados para obter os melhores resultados.

E fiquei atento: quaisquer sintomas incomuns, sangramentos ou dor intensa devem ser relatados imediatamente ao médico.

Para saber mais detalhes para uma recuperação exemplar, confira este outro artigo: Como é a recuperação e a cicatriz da ginecomastia.

Quais são as indicações para essa cirurgia?

A ginecomastia é uma condição que não causa riscos para a saúde. Tanto que a maioria das buscas pelo procedimento deve-se principalmente ao bem-estar corporal e à autoestima.

Quando um homem está insatisfeito com a aparência de seu peito e acredita que a remoção de tecido mamário pode melhorar sua autoimagem, a redução da mama é uma opção viável.

No entanto, é importante que os homens não se apressem em decidir por uma cirurgia. Métodos não invasivos podem resultar em melhorias significativas, dependendo do motivo do problema. 

  • Mudanças na dieta;
  • Exercícios regulares;
  • Eliminação de certos medicamentos;
  • Cortar o álcool;
  • Parar de fumar.

Essas ações podem contribuir para a redução do excesso de tecido mamário masculino em alguns casos. Quando esses métodos não apresentam resultados satisfatórios, então a cirurgia pode ser uma consideração.

Busca por soluções para a sua ginecomastia? Vamos conversar! Entre em contato conosco para saber mais sobre a cirurgia de redução de mama em homens com o Dr Fernando Bianco. 

Estamos prontos para ajudar você a se sentir mais confortável com seu corpo e para obter os resultados que deseja.

Av. Dr. Mário Guimarães nº 428 Le Monde Office - Sala 416
Centro - Nova Iguaçu - RJ
Whats: 21 99955-4787
Telefone: 21 2668-6164

Av. das Américas nº 3500 Le Monde Office - Ed. Hong Kong, 3000 – Sala 627
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Whats: 21 99955-4787