Entenda mais sobre o procedimento de abdominoplastia em âncora e sua cicatriz

A abdominoplastia em âncora é um das cirurgias estéticas que oferecem os melhores resultados. Conheça mais sobre esse procedimento!

A abdominoplastia, também conhecida como cirurgia de abdominoplastia, é uma cirurgia plástica que visa corrigir a flacidez abdominal e ajudar a melhorar a aparência e forma do abdômen.

Essa cirurgia é muito procurada por pessoas que sofreram mudanças significativas na sua forma corporal, como na gravidez ou perda de peso rápida, ou por quem deseja remover a gordura localizada e a pele excessiva no abdômen.

Devido a grande popularidade desse procedimento cirúrgico, diversos avanços na prática cirúrgica foram feitos nos últimos anos. Com isso, novas técnicas surgiram trazendo mais resultados melhores e mais duradouros.

Conhecendo a abdominoplastia em âncora

A abdominoplastia em âncora é uma técnica de cirurgia de abdominoplastia que envolve a remoção de excesso de pele e gordura na área abdominal, além da reparação dos músculos abdominais.

Ela é chamada de “em âncora” devido ao formato da incisão que é feita, que se estende ao longo da linha inferior do abdômen, em forma de âncora. Ela é muito utilizada em pacientes com grande excesso de pele e gordura abdominal.

Essa técnica também tem sido buscada por aqueles que precisam de uma correção mais extensa dos músculos abdominais. Além disso, uma de suas vantagens é a alta eficácia na remoção de cicatrizes ocasionadas por cesariana.

Como é o processo de cicatrização?

A cicatrização nessa cirurgia depende de vários fatores para ter um resultado satisfatório, como a perícia técnica do cirurgião, as condições de saúde do paciente e a capacidade de cicatrização individual.

A incisão nesse modo de abdominoplastia é feita na linha inferior do abdômen e pode levar de 4 a 6 semanas para cicatrizar. Durante esse período, é importante evitar atividades que possam causar estresse na incisão, como levantar peso ou fazer exercícios intensos.

Além disso, a cicatrização interna dos tecidos pode levar vários meses e é importante seguir as instruções do médico para ajudar a acelerar o processo. Isso pode incluir usar cintas compressoras, evitar atividades intensas e manter uma dieta saudável e equilibrada.

Com o tempo, a cicatriz da abdominoplastia em âncora geralmente fica mais clara e menos notável. E pelo local estratégico em que a incisão é feita, a cicatriz fica menos visível, podendo ser coberta facilmente com a roupa.

Quais os benefícios para pacientes pós-bariátrica?

mulher com procedimento de abdominoplastia em âncora

A abdominoplastia em âncora é uma opção eficaz para pacientes pós-bariátricos que procuram corrigir o excesso de pele resultante da grande perda de peso.  Alguns dos benefícios incluem:

Melhoria da aparência do abdômen

A remoção do excesso de pele e gordura pode ajudar a melhorar a aparência e a forma do abdômen, fornecendo um aspecto mais definido e tonificado.

Correção dos músculos abdominais

A reparação dos músculos abdominais ajuda a promover uma maior estabilização da parede abdominal, melhorando a postura e reduzindo a dor lombar.

Remoção de cicatrizes

A remoção de cicatrizes, como cicatrizes cesarianas prévias, ajudam a melhorar a aparência da área abdominal, promovendo um visual esteticamente mais limpo e harmonioso.

Aumento da autoestima

Com a melhoria na aparência e aspecto geral do abdômen, os pacientes relatam um significativo aumento da autoestima e da confiança para usar roupas diferentes e ir à praia, por exemplo.

Melhoria da saúde

Além da promoção da autoestima, a correção da flacidez abdominal contribui para melhorar a saúde, especialmente nos casos em que o excesso de pele e gordura geram dificuldades para o paciente se movimentar.

Embora o procedimento ofereça muitos benefícios para pacientes pós-bariátricos, é importante lembrar que há sempre riscos e complicações envolvidos e que devem ser considerados antes de se submeter a uma cirurgia.

Por esta razão, é sempre importante buscar orientação de profissionais experientes e qualificados. Uma dica importante é consultar as credenciais do cirurgião junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ao Conselho Regional de Medicina.

É possível fazer lipoaspiração e abdominoplastia juntos?

Sim, é possível associar a abdominoplastia em âncora com a lipoaspiração durante a mesma cirurgia. Essa combinação de procedimentos é conhecida como “lipoabdominoplastia”.

Existem diversas técnicas de lipoaspiração para remover a gordura acumulada em áreas específicas do corpo, como as coxas, as nádegas, os braços e a barriga. Quando combinada com a abdominoplastia seus resultados se tornam ainda mais positivos. 

A opção pelos dois procedimentos é muito buscada por pacientes que desejam melhorar a aparência e a forma do abdômen, além de reduzir a gordura localizada na região

No entanto, é importante lembrar que a combinação de procedimentos pode aumentar o tempo de recuperação e o risco de complicações. Por isso, ter um profissional de confiança e qualidade é fundamental para obter os melhores resultados.
Confira outras informações sobre o procedimento da abdominoplastia e entre em contato conosco para esclarecer as suas dúvidas.

Av. Dr. Mário Guimarães nº 428 Le Monde Office - Sala 416
Centro - Nova Iguaçu - RJ
Whats: 21 99955-4787
Telefone: 21 2668-6164

Av. das Américas nº 3500 Le Monde Office - Ed. Hong Kong, 3000 – Sala 627
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Whats: 21 99955-4787